O Grooming em animais silvestres é uma prática muito utilizada e serve tanto para segurança quanto para cuidados higiênicos destes animais.
Nas aves, consiste no corte de unhas e penas das asas. O corte de unhas ajuda a evitar com que a manipulação destes animais possa trazer algum dano a seus proprietários, como os indesejados arranhões. Já o corte das penas das asas evita o voo indesejado da ave. Diferente do que muitos acreditam, o corte das penas das asas não é doloroso, mas deve ser feito com muito cuidado e por um profissional qualificado. Dessa forma, evitando possíveis acidentes, como sangramentos e lesões traumáticas causadas por quedas indesejadas, o que muitas vezes pode levar a morte da ave.
Corte de unhas e corte de asas
Já em coelhos, ferrets e roedores, o grooming consiste no corte de unhas, limpeza de ouvidos, banho e tosa higiênica. Nestes animais, o banho deve ser cauteloso, utilizando produtos diferenciados para cada espécie.Este serviço garante a saúde da pele e da pelagem destes animais. Não são todos os animais que permitem a manipulação sem estresse durante este procedimento, por isso, converse sempre com um veterinário especialista antes de optar por este serviço, garantindo a melhor maneira de manter o seu bichinho silvestre bem higienizado.